quinta-feira, 2 de abril de 2009

Água e Vinho. Fome e Pedaços.

Se houvesse uma só maneira de dizer isso tudo, eu a trancaria em algum lugar esquecido. De nada vale tudo isso se só houver uma caminho entre certo e errado. Prefiro o inventado. A tentativa é a verdadeira mensagem, é o grito mal contido que escapa pelas minhas mãos, procurando destino, procurando razão. Se só houver um por quê, prefiro não o saber, quero a dúvida como minha máxima principal, quero o quebra-cabeça se desenrolando peça por peça, sem promessa de fim. Não quero uma vida sem mistérios, sem dilemas, sem tons de cinza. Quero procurar o preto e o branco em todo o lugar, e bater de frente com verdades que eu achava certas e encontrar crenças definitivas. Quero a certeza de ser tudo o que posso, de ser o máximo de mim em cada coisa e em cada segundo. Quero a vida pois sou egoísta, quero vivê-la agora e quero um agora sem fim. Todos os meus quereres não são desculpa, não são falsas ambições, não são nada além daquilo que são. E os sentidos por trás de tudo, os motivos, a inconsciência do mundo, isso tudo se revela por vontade própria quando convém. Sou sincera o bastante para admitir meu egoísmo humano, teimosa o bastante por exercê-lo como direito e tola o bastante para querer a água e o vinho, a dor e a felicidade suprema. Sou toda fome e pedaços. Quem dera tudo o que digo fosse mera conversa, meias-palavras correndo por aí, mas é verdade – seja lá o que a verdade for. O caminho mais fácil é a mentira mais barata. Não se engane, escolher sempre o mais difícil é tolice, é a ilusão de que se é forte e bom o suficiente para enfrentar qualquer coisa, mas desde que o mundo é mundo, até Aquiles sucumbiu. O segredo é não ter segredo. Não ter receita, não ter fórmula, não ter limite. Um conselho importante é não aceitar a palavra de ninguém como definitiva, a palavra própria é a única que existe, o resto perece, se esquece. E só a tentativa é o grito. E num mundo de surdos só quem tem voz é quem tem alma. Água e vinho. Fome e pedaços.
- Danielle Bernardi

Um comentário:

Fefa disse...

Fiquei pensando na forma certa de começar, mas você mesma disse que prefere o inventado...
"Água e Vinho. Fome e Pedaços." é simplesmente inexplicável.
É te ler tão claramente que fica impossível descrever em palavras. É puro entendimento, ainda que ele seja uma grande incógnita.
Você é inacreditável.

-
o meu eterno orgulho.